Aba 1

 

Advocacia Batista
Postado em 15 de Julho de 2020 às 09h00

As regras de publicidade e o mercado da influência

Artigos (7)

O mercado vem mudando, essa frase está batida e nem vou comentar de novo normal, essa tendência está acontecendo pelo menos nos últimos 5 anos e só iria aumentar com ou sem pandemia. Vamos analisar alguns pontos importantes para a contratação de influenciadores, importando tanto para a marca que contrata, quando para o profissional que pretende valorizar o seu serviço.


A agência Youpix publicou uma notícia informando que 35% das marcas já solicitou aos influenciadores que não avisem sobre os posts patrocinados, ocorre que não se pode tratar sobre a informação aos consumidores de forma leviana, destacaremos abaixo alguns pontos sobre publicidade, influência e o consumidor, segue com a gente.
As marcas devem ter a conscientização de que utilizar o marketing para tornar os seus produtos conhecidos e amplamente permitido, o que não pode acontecer é induzir o consumidor a uma informação errada.


Não adianta tentar burlar a legislação para dar maior visibilidade ao produto utilizando da confiança que o cliente tem no influenciador que ele segue. Ou seja, de que adianta retirar o #publi para atingir o público de forma maior, como se a pessoa não estivesse ganhando para falar sobre o produto, sendo que o que se busca é a confiança do consumidor, o jogo começa a ser jogado errado neste momento.


O artigo 36 e 37 do Código de Defesa do Consumidor, protege o consumidor da publicidade enganosa e que vise obstar o conhecimento e induzir o consumidor a erro com o ocultamento de informações sobre os dados do produto, inclusive no caso dos influencers é nítido que a empresa que não quiser informar que se trata de publicidade tenta atingir a confiança do cliente. Sendo inclusive sujeita a multa, conforme o Artigo 56 do CDC.
Ainda, o artigo 28, do CONAR prevê claramente que “o anúncio deve ser claramente distinguido como tal, seja qual for a sua forma ou meio de veiculação.”


Para evitar quaisquer empecilhos, a melhor forma é buscar o influenciador mais indicado para o seu nicho, para atingir o seu público alvo com a ação, mas o que isso tem a ver com o universo jurídico, todas as contratações de produtos e serviços devem ser verificadas para futuramente não gerar incômodos, o compliance passa por todas as fases de contratação de uma marca, produto ou serviço, seja nos bastidores ou para o consumidor final.

Mas, vamos ao que interessa, o que observar no momento da contratação do marketing de influência?

Forma de pagamento
Parece óbvio, mas suposições podem não ser as mesmas na hora da contratação, então defina se o valor vai ser fixo por publicação e se a comissão será por venda ou por clique. Inclusive, definam a emissão de nota fiscal, nem todo influenciador costuma emitir, perguntar e definir é o melhor sempre. Inclusive se o post será patrocinado, deve se observar se o valor está incluso e descrito no valor total do orçamento.

Contrato
Não há como ser feita uma exigência sem que os termos de contratação estejam bem definidos, já mencionamos aqui a importância de um bom contrato para cada área de trabalho, com o marketing de influência não seria diferente.

Tempo de duração da ação de marketing
Quantos dias serão postados, horários, tamanho da publicação, a ação toda deve estar bem definida, para ser entregue conforme se espera.

Disponibilização dos posts pós-finalização
Após acabar o prazo da ação os posts serão apagados ou ficam disponíveis, para não haver futuros desentendimentos é importante que também fique definido em contrato

Mas tudo isso não pode onerar muito a ação de marketing?
Quando se busca resultado o barato pode sair caro, a sabedoria popular já ensina a tempos, valorize o seu produto e se valorize. Consulte um profissional e desempenhe de forma inteligente e efetiva o marketing do seu negócio, sempre observando as disposições legais e respeitando o consumidor.


Marcas e influenciadores, a observação de pelo menos esses pontos no momento da contratação do serviço é muito importante, afinal é a confiança de vocês que o consumidor final terá, com certeza os ganhos em resultado e fortalecimento profissional serão imensos. 

Veja também

5 dicas para blindar suas redes12/03/20SAIBA COMO MANTER AS SUAS REDES SOCIAIS PROTEGIDAS Hoje lhe daremos algumas dicas de como operar e ativar funções que servem para dificultar a ação de hackers que utilizam das redes sociais para aplicar golpes na internet. Tenha senhas diferentes para cada rede social e aplicativo que utilizar. Parece simples, mas se o hacker tiver acesso a uma rede social e tentar utilizar o código chave nas demais e perceber que as......
home office no Brasil15/05/20 A pandemia pela COVID-19 acelerou um processo que vinha sendo pensado por inúmeros profissionais, a utilização do famoso home office, traduzindo pra bom português e para a forma legislativa TELETRABALHO, neste texto ambos os termos......
Compras pela internet em tempos de Corona Vírus23/03/20quais os cuidados você deve ter ao realizar uma compra pela internet A comodidade da internet atingiu de forma drástica a forma de consumo de serviços e de produtos, atualmente a quantidade de e-commerce é gigantesca e inclusive as lojas físicas precisaram se adaptar e fornecer os seus produtos com......

Voltar para Blog