Aba 1

 

Advocacia Batista
Postado em 23 de Março de 2020 às 13h53

Compras pela internet em tempos de Corona Vírus

Artigos (8)

quais os cuidados você deve ter ao realizar uma compra pela internet

A comodidade da internet atingiu de forma drástica a forma de consumo de serviços e de produtos, atualmente a quantidade de e-commerce é gigantesca e inclusive as lojas físicas precisaram se adaptar e fornecer os seus produtos com apenas um clique.

Em tempos de COVID-19, o Corno Vírus, tivemos que nos adaptar a uma realidade de consumo via internet com a entrega direito na residência, visto que todos devem ficar em casa em isolamento. 

Independente de qual tipo de consumidor você é, se gosta de comprar no aconchego do seu lar ou se ainda resiste, preferindo a experiência sensorial que os estabelecimentos propõem, em algum momento a realidade do atual mercado irá bater à sua porta e hoje já está batendo .

Pra isso, você precisa estar ciente das garantias e das responsabilidades que possui, então vamos lá, aprender como comprar melhor.


#1 Garantia dos produtos
Todos os produtos adquiridos pela internet possuem garantia igual aos produtos adquiridos em lojas físicas, inclusive em relação a bens de longa duração, como eletrodomésticos. Se aplicam as mesma regras independente da forma de compra.

Muitas pessoas estão comprando produtos para entrenimento, ou então para fazer exercícios, devem verificar bem o tempo de garantia de cada um.


#2 Devolução dos produtos
Os produtos comprados fora do estabelecimento comercial, possuem a garantia de arrependimento, que é o cancelamento da compra até 7 dias após a compra. 

A pandemia em nada alterou os direitos do consumidor, então o direito de arrependiemnto continua resguardado e deve ser utilizado sempre que necesário. 



#3 Prazos de entrega
Os prazos podem variar, devendo o site fornecer informações claras de quantos dias levará para entrega no endereço do consumidor e informar valores adicionais ao produto pelo custo da entrega.

Como neste período estão sendo priorizados pordutos essenciais, a entrega pode variar ainda mais, mas a empresa deve fornecer uma previsão conforme nova logística empregada na quarentena.


#4 Cuidados na hora da compra
É de suma importância que o consumidor verifique informações sobre a empresa, como CNPJ (Cadastro Nacional das Pessoas Jurídicas) bem como, em caso de loja física o consumidor deve anotar endereço e telefone da empresa. Ainda, quando a compra for realizada com cartão de crédito, observe o canto superior direito e verifique se aparece um cadeado, que significa que os dados bancários estão seguros.

O momento é de cuidado redobrado, o fluxo da internet aumentou muito com o teletrabalho e com as pessoas buscando por entretenimento, não podemos ficar vulneráveis a ataques e golpes da internet, cheque sempre as informações.


#5 Formas de pagamento
O e-commerce deve proporcionar que a compra dos produtos, possa ser realizada por um meio de pagamento além do cartão de crédito, não é necessário disponibilizar parcelamento, mas deve existir a possibilidade de pagamento via boleto ou depósito.

A oferta deve ser clara e descomplicada, cuidado pra não cair na gameficação do consumo e adquirir produtos que não necessita.


#6 Corona Vírus Friday
Principalmente na internet anúncios são disparados o tempo todo, as empresas tentarão compensar os dias de fechamento das lojas físicas, antes de realizar qualquer compra, pesquise em vários sites o valor do produto e pense bem se necessita do item que está comprando, uma educação para o consumo é necessária para um mercado justo.

Em produtos essenciais para o combate ao vírus como álcool em gel e medicamentos, os valores não podem ser abusivos, caso veja alguma irregularidade, denuncie ao PROCON da sua cidade ou estado.

 

Esse post foi adaptado da temporada de black friday, mas como o consumo na internet aumentou na quarentena, precisamos estar atentos e tomar os devidos cuidados.
Esperamos que as informações sejam úteis nas futuras compras.


Fonte: Código de Defesa do Consumidor
Procon SP
Procon PR 

Foto: Freepik

Veja também

O que é Direito Autoral e como protegê-lo?08/09 O que é o direito autoral? A previsão da definição sobre direitos do autor está na Lei de Direitos Autorais, n. 9.610/96, onde é definido que "são obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no......
As regras de publicidade e o mercado da influência15/07/20 O mercado vem mudando, essa frase está batida e nem vou comentar de novo normal, essa tendência está acontecendo pelo menos nos últimos 5 anos e só iria aumentar com ou sem pandemia. Vamos analisar alguns pontos importantes......
Guia de Publicidade para Influenciadores - CONAR12/05 O CONAR (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) é um órgão de fiscalização sobre as regras técnicas de funcionamento de campanhas, tendo inclusive o poder de aplicar multas para as......

Voltar para Blog